Envíos Gratuitos para Pedidos Superiores a 99 € (Sólo España Península)

Katana. Tudo sobre a melhor arma da história.

Se você é um entusiasta das artes marciais com armas, certamente se interessará em saber tudo sobre katanas (no plural, porque é um sabre e não uma espada), sua história, tipos e técnicas.


As katanas são a arma de mão mais precisa e letal já criada ao longo dos séculos. Seu uso foi exclusivo dos samurais, por isso também foi conhecida como a espada samurai (embora repitamos que é um sabre).

Katana. Tudo sobre a melhor arma da história.


Embora também os ronin tenham continuado a usá-lo, o que permitiu que várias técnicas com katanas chegassem a diferentes lugares dentro e fora do Japão.


Você quer saber o que o katana simboliza? Como é o processo de forjá-lo? De que material são feitos? E que outros segredos eles escondem?

 

 

DESCUBRA TUDO SOBRE KATANAS, SUA HISTÓRIA, TIPOS E TÉCNICAS

 

Por séculos, esta arma letal foi admirada por muitos e detestada por outros tantos que sofreram algum ataque por ela.


De qualquer forma, trata-se da arma de mão mais perfeita que a raça humana poderia ter feito. É uma peça que representa beleza, esforço, delicadeza e que é mortal ao mesmo tempo.


É simplesmente uma obra de arte letal, que denota classe, poder, prestígio e determinação. Atualmente, você pode ver um katana ou espada samurai em um armeiro na casa de alguém que preserva sua cultura ou que simplesmente tem bom gosto.


No entanto, antigamente, se você visse um katana desembainhado, poderia ser a última coisa que veria em sua vida.

 

 

ARMAS ANTECESSORAS DO KATANA

 

A necessidade de se defender é intrínseca ao ser humano, especialmente ao homem, que criou várias armas, incluindo sua obra-prima: o katana.
Mas para chegar a esse grau de perfeição, vários séculos tiveram que passar, assim como vários projetos de espadas, entre as armas antecessoras do katana, destacam-se:
Chokuto: tratava-se de uma espada reta clássica, que predominava por volta do século VIII, mas deixou de ser eficaz nos combates a cavalo. Diante das frequentes baixas de guerreiros pelas falhas que as espadas apresentavam nos combates, quebradiças e sem fio que eram, o ferreiro Amakuni ideou uma solução.


Estudou as espadas que haviam sido quebradas em combate ao serem golpeadas contra as armaduras de seus adversários. E conseguiu melhorar seu design forjando a primeira espada longa de um só fio com curvatura na borda; assim nasceu o tachi.


Tachi: quando a chokuto deixou de ser funcional diante do novo tipo de combate, esta espada de um só fio e curvada na borda, permitiu maior destreza aos guerreiros durante as batalhas a cavalo. Sabre: foi apenas uma variação maior do tachi, com um só fio e a ponta curvada. No entanto, não foi suficiente para resistir aos ataques, por isso foi feita uma reestruturação que resultou na criação do katana.

 

 

HISTÓRIA DO KATANA OU ESPADA SAMURAI

 

O katana foi concebido após aperfeiçoar a sua criação fundindo dois tipos de aços, que juntos, criaram a espada samurai como a conhecemos hoje: afiada, resistente e flexível.


Esta arma foi de uso exclusivo dos samurais, especialmente projetada para cumprir sua missão de proteger os senhores feudais na guerra.
 
Com o nascimento da espada samurai ou katana, também nasceu um novo tipo de combate. Antes disso, a forma convencional de carregar o tachi era com a lâmina para baixo pendurada no obi (cinto).


Com o aparecimento da katana, os samurais começaram a carregá-la com a lâmina para cima e treinaram para cortar seu oponente no mesmo momento em que sacavam a espada. Isso os tornou mais rápidos, precisos e letais no uso da katana.
 

 

QUEM ERAM OS SAMURAIS?

 
Os samurais são "aqueles que servem", cada um decidia por escolha pessoal servir fielmente a um senhor e plasmava seu desejo de pertencer a esse clã com seu próprio sangue sobre um pergaminho.

Katana. Tudo sobre a melhor arma da história.


O contrato era queimado e as cinzas eram dissolvidas em água que o samurai bebia para representar seu compromisso e novo futuro: "o destino do guerreiro bushin".


Assim, não havia nenhum registro escrito desse contrato, mas havia dentro do próprio samurai, que agora carregava o compromisso de fidelidade ao seu giri (senhor) em seu sangue.


Um guerreiro bushin era caracterizado por seu rigoroso treinamento físico e disciplina espiritual, e se distinguia dos outros guerreiros pela relação que estabelecia entre a prática das armas e sua elevação espiritual.

 

 

MULHERES SAMURAI

Katana. Tudo sobre a melhor arma da história.

A alabarda se tornou a arma representativa das mulheres samurais, assim como a katana era dos homens samurais. Embora menos frequentes, também existiram as guerreiras samurais, que, por sua vez, eram treinadas principalmente no manuseio do arco, da lança e de um tipo de alabarda chamada naginata.


Eram conhecidas por serem grandes guerreiras, corajosas, disciplinadas e espirituais, sentiam o mesmo compromisso de fidelidade ao seu giri que os homens.


Foram especialistas na arte da invisibilidade e atacavam seus oponentes sem que estes percebessem. No entanto, sua grande instrução em artes marciais lhes permitia combater de frente com ferozes guerreiros e sair vitoriosas.

 

 

O SEGREDO MENTAL DOS SAMURAIS

 

As principais características que permitiram criar a lenda dos guerreiros samurais foram principalmente sua habilidade de luta, disciplina e lealdade.

Mas essas qualidades eram precedidas pelo segredo mental dos samurais: eles não tinham medo da morte, por isso lutavam com tanta ferocidade.

Seu maior medo não era a morte, mas decepcionar seu giri, permitir que algo acontecesse com ele e, portanto, ser desonrado.

Portanto, seu segredo era lutar sem medo de morrer, e se libertar desse medo lhes concedia uma vantagem ousada sobre seus oponentes, que lutavam para salvar suas vidas, não sua honra.

Realizavam constantes meditações para alcançar um estado conhecido como mushin, que lhes proporcionava segurança e serenidade.

 

 

O SUICÍDIO OU HARAKIRI ENTRE OS SAMURAIS

Um guerreiro bushin não era capaz de tolerar o fracasso ou se render; qualquer dano ou prejuízo contra seu senhor era desonroso para um samurai.

Katana. Tudo sobre a melhor arma da história.


A desobediência de um samurai era um crime que era pago com a morte, e se tivesse sorte, ele tinha a oportunidade de se suicidar. No caso de um homem honrado, ele poderia pedir a um amigo para cortar-lhe a cabeça e acabar com seu sofrimento caso sua agonia se prolongasse.


Tanto homens quanto mulheres samurais executavam seus suicídios com uma arma curta especial para o harakiri, chamada tanto; essa arma era muito semelhante a el, mas era curta.

 

 

QUEM ERAM OS RONIN?

 

Quando um samurai era desonrado por falhar em sua missão de proteger seu giri, ele perdia sua razão de existir e o mais honroso era aplicar o harakiri.
No entanto, quando um "samurai caído" não estava disposto a se suicidar, ele era chamado de ronin e, como sua vida havia sido desonrada, escolhia o caminho do mercenário.


E embora formalmente tivessem deixado de ser samurais, continuavam sendo igualmente hábeis no manuseio da katana, o que os levou a expandir o conhecimento da katana para outras classes sociais que não tinham acesso a essa arma privilegiada.
 

 

O QUE SIMBOLIZAVA A KATANA PARA UM SAMURAI?

 

A katana ou sabre samurai era a própria alma do guerreiro, esta não se separava do bushin nem mesmo quando ele ia dormir.


Ele a tinha sempre por perto e tratava sua katana com grande respeito e cuidado; sua espada era sua posse mais preciosa e valorizada, fazendo deles membros de uma elite formada apenas pelos melhores guerreiros bushin.
Cada espada samurai representava o guerreiro proprietário, era seu selo de distinção e, além disso, lhe conferia honra e poder, já que as katanas eram de uso exclusivo dos samurais.


Um exemplo é o Katana Samurái era Kamakura da SoloArtesMarciales, que é uma edição limitada e conta com certificado de autenticidade e numeração.

 

 

OUTRAS ARMAS DOS SAMURAIS

 

As armas tradicionais dos samurais, além das katanas, eram a naginata (um tipo de alabarda com lâmina curta), o arco (kyu) e a lança (yari).
Um samurai sempre carregava duas ou três armas, a katana era sua arma principal para combates em espaços abertos, mas sempre estava prevenido com uma wakizashi, para apunhalar seus oponentes no caso de a batalha se tornar muito curta ou se ele não trouxesse sua katana consigo.
A wakizashi é um tipo de sabre curto também conhecido como shoto, tão letal quanto uma katana e muito útil em combates em espaços fechados, onde a katana poderia ser difícil de manobrar.


O tanto é a terceira arma que um samurai costumava carregar e usava especialmente no caso de ter que executar seu próprio harakiri.


Ele era menor que a wakizashi e, assim como esta, podia ser carregado para onde quer que o guerreiro fosse. Normalmente, quando um samurai entrava em um prédio, precisava deixar sua katana na entrada, mas essas duas armas podiam acompanhá-lo o tempo todo, devido ao seu tamanho pequeno.
Você pode conferir um exemplo dessas três armas com o Set de Katanas Tole10 Goi com Peana da SoloArtesMarciales.

 

 

DESENVOLVIMENTO DA KATANA COMO A CONHECEMOS


A katana se tornou a obra de arte letal que conhecemos hoje em dia, quando seu design e composição de aço duplo foram aperfeiçoados.

Diz-se que o modelo atualmente mais conhecido nasceu por inspiração do daimyo (grande senhor) Oda Nobunaga, por isso foi nomeada em sua homenagem.

O modelo de espada samurai foi aperfeiçoado por volta do século XIII, e seu uso foi aumentando; teve seu auge durante a era Tokugawa, no século XVII.

 

 


PARTES DA KATANA


A anatomia da katana ou espada samurai (na verdade sabre samurai), foi pensada estrategicamente para favorecer o estilo de combate ágil e letal dos samurais.

PARTES DA KATANA



Poderia-se dizer que sem um, não existiria o outro e vice-versa; pois a lenda dos samurais não estaria completa se não houvessem existido as katanas.

E se elas tivessem existido, sem um guerreiro diestro que as manejasse perfeitamente, também não teriam sido reconhecidas como a mortal obra de arte que são.

Conheça as partes que compõem uma espada samurai ou katana da ponta à empunhadura:

  • Kissaki: ponta da katana.
  • Mune: dorso ou lombo da espada.
  • Hi: sulco longitudinal na lâmina, alivia a peça e ajuda a absorver a tensão dos golpes, conservando a lâmina por mais tempo.
  • Shinogi: aresta da katana.
  • Ha saki: corte ou fio da lâmina da katana.
  • Habaki: é uma peça ornamental que serve de batente para a tsuba, além disso, contém as gravações e emblemas do proprietário da espada.
  • Hamon: linha que diferencia o temperamento da lâmina e pode ser de vários desenhos, reta, ondulada, etc.

 PARTES DA KATANA



PROCESO ESPIRITUAL PARA CRIAR A KATANA


Antigamente, os ferreiros escolhidos para criar as katanas, iniciavam o processo de criação de uma espada samurai rezando a Buda para que lhes permitisse criar uma katana perfeita.

A família de Gassan Sadatoshi é uma das últimas que sobrevivem na criação tradicional de espadas samurai.

Os ferreiros que realizam essa tarefa apreciável duram cerca de dez anos como aprendizes, para finalmente poderem se tornar mestres forjadores de katanas.

A disciplina e dedicação são pilares na criação de espadas samurai, acredita-se que uma katana perfeita é o resultado do trabalho espiritual do ferreiro.

 



OS ALQUIMISTAS DE KATANAS E SEUS APRENDIZES

 

A transição mental que teve que existir para dar passagem à criação das katanas, foi sem dúvida um ato de alquimia.

Somente um alquimista depois de transmutar seu próprio espírito, seria capaz de transmutar os metais alcançando o incrível resultado de um aço sem precedentes.

 

FÓRMULA DE METAIS PARA CRIAR UMA KATANA

 

Já que as espadas anteriores à katana eram quebradiças, foi desenvolvida uma nova fórmula de metais para criar as letais espadas samurais.

Descobriram que, ao sul do Japão, em um lugar chamado "Lar dos Deuses", sua areia de ferro contém menos impurezas do que em qualquer outro lugar, como fósforo e enxofre que enfraquecem o ferro e o aço.

Quando o carbono do carvão é misturado com a areia de ferro, juntos criam um tipo de aço único no mundo, capaz de resistir até os golpes mais duros sem quebrar.

A qualidade especial desta nova fórmula de aço é que ela é resistente, flexível e afiada ao mesmo tempo.

Você pode ter sua própria katana profissional, com caixa de madeira e kit de limpeza ao adquirir a KATANA PROFISSIONAL, sem dúvida um ótimo presente.

 



COMO FORJAR UMA KATANA?


Fundição do aço

Para conseguir esse tipo de aço único, é necessária muita dedicação, durante três dias, é preciso manter um tatara (forno tradicional japonês para katanas) a 1000° Celsius e, no quarto dia, ele será derrubado para extrair o aço.

Se a temperatura não for mantida, o aço e a areia de ferro não vão fundir e não será possível criar o novo tipo de aço. Graças a essa temperatura, as impurezas vão caindo no fundo do forno, depurando assim o aço e deixando-o puro.

Mas o aço não vai derreter completamente, e aqueles pequenos fragmentos de aço puro, para os quais terão investido pelo menos três dias inteiros de trabalho de fundição; alimentando o tatara com cerca de três toneladas de carvão, terão valido o esforço para criar uma única katana.

O tatara é demolido para buscar em seu interior as peças de aço puro pelas quais terão trabalhado cerca de 10 homens alimentando o fogo.

 

 

O aço passa para as mãos dos ferreiros.

 

Uma vez que se tem essas peças de aço, elas passam para as mãos dos ferreiros, que a base de golpes de martelo e misturando-as com argila e cinzas, eliminarão as impurezas que ainda contém o aço e o reduzirão a uma única peça.

A tarefa principal dos ferreiros será dobrar o ferro várias vezes, sem dúvida um trabalho de paciência e excelência. O aço estará pronto quando todo o bloco contiver uma quantidade entre 0,07 e 0,05% de carbono; o que será alcançado com pelo menos algumas dezenas de dobras.

Depois de ser dobrado várias vezes, o aço terá produzido cerca de cinco mil camadas individuais por centímetro de aço. Esse fenômeno é conhecido como gijada, a pele do metal, característica que lhe confere resistência, flexibilidade e potencial para um grande fio.

Quando se tem a lâmina da espada, ela recebe um tratamento de microestrutura do metal. Ela é talhada por fora com perlita e ferrita, e depois, é criada uma mistura de preparação secreta com argila e pó de carvão. Esses elementos ajudarão a desenvolver o fio da lâmina da katana enquanto ela endurece.

Esse processo é realizado a 800° Celsius, onde a precisão é crucial, pois se os graus forem ultrapassados, a espada se quebrará, mas se os graus forem insuficientes, o resultado não será alcançado.



Para criar o fio da espada

 

A espada é imediatamente mergulhada na água, enquanto contém a mistura de argila que favorecerá o fio da lâmina. A razão é que o carbono fica preso na katana sob grande pressão e isso resulta no fio da espada.

É neste momento em que se define qual será o fio da katana e qual será a parte mais grossa, porque nesta última a camada de argila é mais espessa, então esfria mais devagar e sua ductilidade será maior.

As mudanças estruturais sofridas pela katana debaixo d'água resultam na curvatura da espada e em sua característica forma.

 



POLIR A LÂMINA DA KATANA


Assim como nos processos anteriores, um especialista em pedras é responsável por este trabalho, determinando qual tipo de pedra será melhor para polir a lâmina da espada e afiá-la.

Durante pelo menos 10 dias, a lâmina da espada samurai é polida e clareada. Graças a este método, é possível diferenciar o aço duro do mole, ou em outras palavras, o hamon e o fio.

O polidor dará especial atenção à ponta da espada, porque esta, assim como o rosto, é a apresentação da katana, é a que "dará a cara ao mundo" e, portanto, deve ser polida com mais empenho.

 

 

 

DETALHES GRAVADOS NA ESPADA SAMURAI OU KATANA


Todas as espadas samurais tinham detalhes gravados no hamon, nesta seção eram colocados os dados destacados da espada.

Como o nome do testador, datas importantes, número de pessoas que foram finalizadas com a espada, entre outros dados.

O estilo do hamon, esta faixa que divide a espada, é totalmente o selo do fabricante, é sua distinção entre outros criadores de espadas samurais. E também é o que distinguirá uma katana de outra.

 

 

KATANA OU GUILHOTINA DE MÃO


A fúria das katanas era desencadeada contra aqueles que infringiam a lei, eram criminosos, assaltantes, assassinos e outros infratores.

O fio das espadas samurais ocupava-se de cortar cabeças, braços, mãos, pernas, pés ou outro tipo de mutilação.

Tudo dependia do dano e gravidade de suas ações, e de acordo com isso recebiam punição; por isso a katana era conhecida como guilhotina de mão.

Porque graças à sua precisão e eficácia, foi comparada a uma guilhotina como as instaladas em praças públicas.

 

 

COMO CUIDAR DE UMA KATANA


Os cuidados básicos para manter uma espada samurai ou katana em bom estado são simples e devem ser repetidos após cada uso, antes de guardá-la ou durante períodos prolongados de inatividade.

A katana pode se danificar se estiver suja ou faltar lubrificação; resíduos de poeira, sangue, suor ou outros detritos podem afetar a lâmina da espada.

Por isso, é essencial um kit de limpeza para evitar que o acabamento da espada seja danificado. Normalmente, esses kits vêm em uma caixa de madeira com os seguintes instrumentos:

  • Martelo de metal ou mekugi.
  • Tecido fino especial para limpeza ou erufu.
  • Óleo vegetal para lubrificação ou koji.
  • Papel de arroz ou harai gami.
  • Bolinha de pó não abrasivo ou uchiko.


Veja aqui um kit de limpeza profissional para katanas e outros.

 

 

AS KATANAS CONTRA AS ARMAS DE FOGO


A katana, como a conhecemos atualmente, foi a arma mais mortal mundialmente conhecida por pelo menos três séculos antes do surgimento das armas de fogo no século XVI.

Quando os projéteis de fogo apareceram, as katanas foram relegadas a um segundo plano, não porque fossem menos eficazes, mas porque não podiam competir a distância com os franco-atiradores.

No entanto, continua sendo a arma de mão mais letal conhecida mundialmente.

 

 

PROLIFERAÇÃO DE KATANAS FALSAS


Após a ocupação americana do Japão, uma das primeiras apropriações culturais que ocorreu foi a da katana.

Assim começou uma próspera época de falsificação de katanas de muito má qualidade. A espada samurai conquistou a imaginação popular e suas vendas dispararam nos EUA.

 



FLORESCIMENTO DE ESCOLAS PARA APRENDER A MANEJAR KATANAS


Após a Segunda Guerra Mundial, o ensino das artes marciais deixou de ser exclusivo dos países orientais e começou a se espalhar pelo Ocidente.

Assim, houve um aumento na proliferação de escolas para aprender artes marciais com e sem armas.

As disciplinas clássicas praticadas à mão limpa são o Karate, Yudo e Jujitsu.

Enquanto as que usam armas são Kung Fu, Kobudo, Aikido e Iaido. No entanto, é importante esclarecer que todas as artes marciais usavam armas em seus primórdios.

Entre os principais senseis que ensinaram artes marciais tradicionais está Risuke Otake Minamoto, que sempre difundiu o enfrentamento corpo a corpo antes de usar armas.

Entre suas principais ensinamentos, destaca-se que "um guerreiro nunca deve lutar com o sol ou a lua de frente, sempre com eles atrás".

 

 

DESRESPEITO DOS JAPONESES PELAS ESPADAS EUROPEIAS


Os sabres estiveram presentes na Europa desde o século XIV, no entanto, não tinham a mesma força, resistência e fio que a espada samurai.

Razão pela qual a cultura japonesa nunca pensou em adquirir sabres europeus, sempre os catalogou de inferiores frente ao poder que demonstrou ter a espada samurai.

 


PREÇO ATUAL DE UMA KATANA


Os preços de uma katana atualmente variam muito dependendo da qualidade desta e também do uso que se lhe dará.

Pode ser que queira uma katana para tê-la em casa em um armário, se assim for, poderia adquirir uma que sirva apenas para exibição, assim como suportes específicos para katanas.

Por outro lado, se deseja para katas, competições, filmagens, etc., lhe conviriam katanas de alta qualidade tradicional como, por exemplo, a katana japonesa Professional.

Pode encontrar katanas desde 33,90 euros, 200 €, 300 €, 400 €, mil euros, 20 mil euros e até 40 mil euros, por uma katana famosa com grande história.

 

Descubra diversas katanas em diferentes tamanhos, decorações e materiais e encontre sua katana ideal na KATANAS.




Dejar un comentario

Los comentarios se aprobarán antes de mostrarse.


Otros Artículos

KRAV MAGA

28 febrero, 2023

KRAV MAGA

O Krav Maga é um sistema de defesa pessoal criado em Israel no final da década de 1940. Foi desenvolvido pelo ex-boxeador e lutador de wrestling Imi Lichtenfeld, que usou suas habilidades para criar um método de autodefesa para civis e militares.

Ver artículo completo →

5 dicas para manter seu judogi como novo

24 febrero, 2023

5 dicas para manter seu judogi como novo

O judogi é o uniforme utilizado na arte marcial do judô. É uma vestimenta feita para suportar o treinamento rigoroso e a competição do judô, mas com o tempo, pode desgastar. Manter seu judogi em bom estado é importante para a segurança e o conforto durante a prática do judô. Neste artigo, daremos cinco dicas para manter seu judogi como novo.

Ver artículo completo →

A fúria de Krav Maga. Arte israelense

23 abril, 2021

Krav Maga Portugal

O Krav Maga, em sua origem, não podia ser considerado uma arte marcial, mas um compêndio de técnicas de autodefesa, um sistema de defesa tático.

Ver artículo completo →