Envíos Gratuitos para Pedidos Superiores a 99 € (Sólo España Península)

BIOGRAFÍA DE KENWA MABUNI FUNDADOR DEL SHITO RYU

por SoloArtesMarciales Redacción 12 abril, 2019

Kenwa Mabuni foi o fundador de uma das principais escolas de caratê, o Shito Ryu: um dos estilos de karatê mais praticados do mundo.

BIOGRAFÍA DE KENWA MABUNI

A história de Kenwa Mabuni começou na antiga ilha de Okinawa, nasceu em Shuri, em 14 de novembro de 1889, o principal assentamento da ilha.

Como muitos fundadores de diferentes artes marciais, como Helio Gracie, Jigoro Kano e Gichin Funakoshi, Mabuni tinha um estado de saúde delicado, o que complicou seu cotidiano às vezes. Um aspecto importante a ter em mente é que Kenwa Manubi era um descendente do antigo samurai Onigusuki, o que indica que Mabuni veio de uma família rica.

 

ORIGEM MARCIAL E O KARATÉ SHITO RYU

Aos 10 anos, os pais de Mabuni confiaram a ele um ex-professor e servo da família chamado Matayoshi, que lhe ensinou movimentos básicos do karatê.

BIOGRAFÍA DE KENWA MABUNI

 

 

Mabuni avançou consideravelmente com Matayoshi, mas aos 13 anos ele foi confiado a Anko Itosu, onde continuou seus estudos marciais com muito encorajamento e perseverança. É aqui que você obtém muito do seu conhecimento marcial. Em 1905 ele entrou na escola militar. Ele também atuou em vários trabalhos no campo da educação e pedagogia, às vezes assumindo o papel de professor substituto ou substituto em escolas primárias em Nahia.

Em 1912 ele completou seu serviço militar e continuou seus estudos no Colégio de Polícia de Okinawa. Algo digno de nota é que ele formou um grupo de prática e pesquisa sobre técnicas marciais com o fundador do karate Goju Ryu, Chojun Miyagi. Este grupo desenvolveu e testou várias técnicas de estilos modernos de karatê. Aqui o interesse de Mabuni em desenvolver um estilo diferente de karatê está sendo moldado.

Ele faz uma série de exposições que são observadas por um grande número de pessoas, inclusive por alguns membros da delegação imperial, esses eventos foram realizados em 1918 na ilha de Okinawa. O desejo de Mabuni de aprender não termina e ele começa a estudar a arte marcial Bo-jutsu através dos grandes professores Aragaki e Saeshi. Esta arte marcial influenciou altamente as técnicas e metodologias do karate estilo Shito Ryu. Mais tarde, uma excelente notícia chegou a Mabuni desde o nascimento de seu primeiro filho, chamado Kenei, em 1918.

MMabuni normalmente em sua terra praticado como policial, o que lhe deu um toque prático e real para sua prática em artes marciais. Um excelente ambiente para colocar em prática as técnicas aprendidas, também para analisar os fatores positivos e negativos dos movimentos, podendo assim descartar qualquer movimento que não seja efetivo no campo. Depois de um tempo ele se estabeleceu em Osaka e criou sua primeira escola com o nome único de Mabuni Ryu (estilo Mabuni) em 1929, localizado no ginásio de polícia. Ele também publicou vários livros de grande interesse com os títulos de "Sepai No Kenjio" e "Yoshi Goshin-Jutsu" lidando com pontos filosóficos de artes marciais.

Com a fundação de sua escola, Mabuni desenvolveu o karatê Shito Ryo. Este karatê tem fortes influências de Bo-Jutsu e várias artes marciais nativas de Okinawa, que ele aprendeu em sua infância. Mabuni afirmou que o karate Shito Ryu tem fortes influências da Shurite, Naha te, Kobudo, embora ele também tenha afirmado que há uma pequena influência das artes marciais modernas, como o judô e o aikido.

Mabuni também se destacou na escola policial como professor de autodefesa, tanto que projetou junto a outros especialistas um sistema de defesa para as mulheres. Um desses especialistas foi o ex-professor e fundador do Aikido. Isso prova que ele estabelece relações com fundadores de outras artes marciais, o que é benéfico porque alimenta tecnicamente as artes marciais e especialmente o karate Shito Ryu.

BIOGRAFÍA DE KENWA MABUNI

Devemos destacar as dificuldades que Mabuni encontrou na expansão do karate no Japão. O karatê por ser de Okinawa (uma região relativamente nova dentro do império japonês) passou por constante discriminação quando não era considerado uma prática japonesa. Apesar desses obstáculos, o karatê expandiu-se de forma saudável e progressiva em território japonês. Tudo isso foi conseguido graças à perseverança de Mabuni. Ele também recebeu ajuda de diferentes professores de artes marciais, como Jigoro Kano, que ocupou cargos no governo.

É útil para destacar o compromisso de Mabuni com o desenvolvimento das artes marciais do sexo feminino, como ela insistiu sobre a participação das mulheres nas diferentes esferas de karate. Tentando introduzir o karatê em algumas instituições femininas. Mabuni fundou oficialmente o karatê Shito Ryu em 1931.

Uma das características de sua escola recém-fundada está em seu treinamento. Sendo ex-policial, percebeu a importância do combate corporal.




SoloArtesMarciales Redacción
SoloArtesMarciales Redacción

Autor


Dejar un comentario

Los comentarios se aprobarán antes de mostrarse.